domingo, 26 de abril de 2009

Viagem sem Regresso

Agora foste fazer mais uma viagem, Pai. Uma daquelas viagens longas, principalmente porque vais precisar navegar por todas as nossas lágrimas até poderes chegar ao teu destino. O teu destino, porque, para nós, não vai haver mais regresso, não vamos ver mais o teu bronzeado e dizer que tens a careca morena e não vamos mais ouvir-te cantar e dançar músicas africanas enquanto brincavas connosco. Porque não vou mais encher-te um simples saco de água quente, não vou mais dar-te uma chavená de chá nem vou mais reconfortar-te nos teus ataques febris ou de hipotermia. Porque o que ficará sempre na nossa memória foi a tua força, até ao fim. Partiste a lutar e com a esperança de que irias ficar curado, mas o destino não quis que assim fosse. Hoje choro, porque não quero acreditar que não vais voltar, não acredito que foste tão cedo e que não vais assistir aos momentos mais importantes das nossas vidas. Papá foi a primeira palavra que disse, sei que ficaste muito babado..Agora já nem por ti posso chamar...Não vais conhecer os nossos filhos, não vais ficar orgulhoso das nossas conquistas e não estarás presente quando mais necessitarmos de ti.Porque foi assim e até o dia do teu funeral mostrou o homem forte e lutador que sempre foste, dia 25 de Abril passa também a ser o teu dia, tu que tanto lutaste por causas políticas e académicas. Porque tiveste todos os teus amigos presentes, porque te prestaram homenagens. Porque foste e és sempre um grande homem, porque deixaste-nos a todos cedo demais e porque se há coisas para as quais somos impotentes é na luta de doenças como estas. Porque a partir de agora estarás no teu lugar, a olhar por nós e a brilhar para nós.

Até qualquer dia, por agora ficam as saudades...


9 comentários:

  1. tudo (que nestes dias tem sido pouco) ja foi dito.

    como o meu ultimo post diz 'partir para ficar'.
    e disso temos toda a certeza

    sempre aqui

    ResponderEliminar
  2. não há muito mesmo para dizer! Espero que tenhas força para lutar e para superar esta fase dificil. A partir de agora é enfrentar uma realidade difirente, um vazio e uma falta...
    O vazio será eterno, mas ele estará sempre dentro de ti...
    Espero que saibas que tens amigos que estarão sempre contigo e dar-te força neste momento.
    se precisares ja sabes

    um beijo vania

    ResponderEliminar
  3. É triste ler isto, e não vou ser hipócrita ao ponto de dizer que imagino como te sentes, pois felizmente nunca ninguém próximo de mim partiu.
    Terás de procurar dentro de ti pelo caminho que te levará em frente e quando finalmente o atingires, saberás que algo na tua vida nunca mais será igual e saberás ainda que também ficaste mais forte enquanto pessoa.

    A morte é "apenas" a continuação da vida, mas para quem a vive é muito mais (e muito menos) do que isso...

    Be strong,

    ResponderEliminar
  4. Querida...num momento destes palavras de pouco ou nada servem pois por mais que diga ou por mais que esteja triste por ti nunca vai ser o suficiente para abafar a tua dor porque deve ser enorme, só quero que saibas que estou sempre aqui se precisares e que ainda nao te tinha dito nada nem telefonei porque sinceramente nao sei o que se diz numa altura destas nem acho que algo possa ser dito.

    Só quero que saibas que se precisares do que quer que seja podes contar comigo assim como sempre podeste =)

    Tem força amor eu sei que é dificil mas é a unica coisa que podes fazer agora, pensa que o teu pai foi para um sitio bem melhor...o inferno é aqui onde estamos... e um dia hasde voltar a encontra-lo =)

    bjinho **

    ResponderEliminar
  5. Dei por mim a ler isto e a recordar tanta coisa. Acho que não preciso de dizer para teres força, porque sei que a tens ;)

    Mas pronto quero que saibas que estou aqui, mais do que tudo sei o que é perder uns dos pais, é um vazio tremendo que ficará para o resto da vida. Mas acredito que os nossos pais estão num sítio bem melhor e a olhar por nós.
    Qualquer dia encontrar-nos-emos todos lá em cima ;)

    Beijinho e força

    Carolina

    ResponderEliminar
  6. Martinha força tabem?:) tive a honra de o conhecer ainda razoavelmente felizmente! Grande homem sempre bem disposto e com uma palavra sempre a dizer!
    Deixou, deixa e deixará saudades...mas é assim a vida. Tens que ter força sim? qualquer coisa estou aqui sim? o teu "amigo-vizinho" durante a creche :)
    beijo e força amiga

    ResponderEliminar
  7. minha querida...
    ...sei que estes últimos dias não têm sido nada fáceis para ti =,( felizmente não sei como é sentir uma "perda" tão imensa mas consigo imaginar o vazio que estarás a sentir!!!

    não tenho falado muito contigo ultimamente porque não sei o que te dizer... por mais que pense, todas as palavras se sentem pequenas quanto dirigidas a ti...

    quero que saibas que tens pessoas que gostam muito de ti e que te darão todo o apoio de que precisas... eu sou uma destas pessoas!!!


    podes contar comigo para o que precisares minha querida...

    um beijinho com muito carinho*

    força,
    Catarina Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Nestes momentos não há palvras certas, só algumas reconfortantes.Eu imagino como te sentes, infelizmente sei o que custa perder alguém de quem gostamos muito, mas acredita que com o tempo tudo vai melhorando, e vais acreditando que ele vai estar sempre a olhar por ti.
    Se precisares de alguma coisa já sabes...

    Diana Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Só para deixar um grande beijinho com muita força.

    gosto de ti.

    (so nao admito que me ponhas com a lagrimita =p isso nao vale)

    Tânia Brito

    ResponderEliminar