sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Despensa dos Sonhos


" Se tantas pessoas dão a entender que vivem sem sonhos, é porque talvez haja um lugar, dentro de nós, onde eles se guardam, sem que se dê por isso. Não sei onde fica, reconheço. E, às vezes, intriga-me que o seu caminho e o nosso pareçam desencontrados. Imagino-o como uma longa despensa, mais ou menos esconsa (e fresca),de luz acolhedora, mas sem o bulício de uma uma praça de gente atarefada, onde se atropela quem esbraceja, fervilhante, e quem, do alto de uma janela, espreita, sereno, a vida lá em baixo. Em todas as pessoas, por mais que não pareça, há uma despensa de sonhos. (...)
Suponho que, sempre que não podemos dizer, com simplicidade, "Abraça-me e não me perguntes porquê", há uma parte de nós que se esgueira para a despensa dos sonhos. E por lá fica, num "já não sei se sei sentir". É aí que, sem ser fácil de entender, uma tristeza nos revolve, devagarinho. Não tanto pela dor com que magoa, mas pela vida de que nos separa. Não sei se o grande privilégio dos sonhos será o de nos antecipar o futuro. Na verdade, imagino que eles sirvam para deixar que ele aconteça. (...)
O mais enigmático dos sonhos não passa por viverem guardados numa despensa. Mas por só descobrirmos que ele existe quando alguém, abraçando-nos sem perguntar porquê, os descobre e os solta. E dessa forma nos sossega, quando mostra que o grande privilégio dos sonhos não passa por antecipar o futuro mas para deixar que ele aconteça."

Eduardo Sá
em "Más maneiras de sermos bons pais."

3 comentários:

  1. "Não sei se o grande privilégio dos sonhos será o de nos antecipar o futuro. Na verdade, imagino que eles sirvam para deixar que ele aconteça."

    espero que sim
    belo texto =)

    ResponderEliminar
  2. podias era ter lembrado de escrever aqui que este post so existe porque alguem te ofereceu um livro catita no aniversario

    ResponderEliminar
  3. Na verdade muitas vezes os sonhos ficam mesmo dentro da despensa e sabe-se lá se algum dia sairao...
    Tantos serão os motivos para que isso aconteça, no entanto alguem inesperado pode surgir e descobrir esses sonhos.... e eles... soltam-se....concretizam-se ....
    Todos nós temos uma bela despensa...

    ResponderEliminar