segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Em tempo de estreias..


Em tempo de estreias, falo de um filme que estreou em 2004. ‘Crash’ é o nome do filme (Colisão, em Português). Uma dona de casa de Brentwood e o seu marido procurador de Justiça. Um persa dono de uma loja. Dois detectives que também são amantes. Um director de televisão afro-americano e a sua mulher. Um serralheiro mexicano. Dois ladrões de automóveis. Um polícia recruta. Um casal coreano de meia-idade: São estas as personagens do filme. Todos eles residem em Los Angeles e todos vão entrar em colisão, através de acontecimentos que, ao início, não parecem estar ligados mas que ao longo do desenrolar da história vão fazer todo o sentido para quem assiste. São verdadeiras histórias de puro racismo, xenofobia e intolerância que nos deixam capaz de dizer ‘ Mas como é que isto é possível?’. Porém, ao longo do filme vamos poder tirar ensinamentos e lições destas mesmas pessoas racistas e intolerantes, que mudam completamente a sua maneira de ser/ver de acordo com situações que lhes acontecem no dia a dia enquanto exercem a sua profissão. Não há palavras para descrever este filme, só quem vê sabe a sensação e as emoções que se vivem ao longo da história. É incrivelmente fascinante e, para quem ainda não o viu, devia sinceramente ver. A parte que mais gostei foi a do serralheiro com a sua filha e a 'capa da protecção' (Imagem), quem vir percebe porquê.:) Em suma, este filme olha de forma provocadora para as complexidades da tolerância racial na América contemporânea. Vale mesmo a pena ver.

PS: Falando numa estreia, vale a pena ver ' O estranho caso de Benjamin Button.'. Sem dúvida uma grande história e um filme muito bem concebido, na minha opinião.


3 comentários:

  1. Realmente foi um filme fantástico... fo daqueles que muito se falou antes da estreia e depois nao desiludiu... ao contrário do Aviador que quanto a mim e é horrivel e agora a longa metragem Contracto, que não é nada de especial...

    ResponderEliminar
  2. s+o sei que nunca mais te levo ao cinema nem te mostro filmes. essa é que é essa :)

    ResponderEliminar